24/10

Engana-se quem pensa que todos os caminhos de Itacaré levam as praias...elas são imperdíveis sim, mas vale conhecer outras trilhas e desvendar novos recantos da região. Um exemplo? Aposte nas trilhas interpretativas pela mata atlântica, que, além de proporcionar descanso e fruição, são também meios eficazes na interação homem / natureza. 

Nelas, os visitantes passam por roças com nascentes e lagos com pequenas cachoeiras, provam guloseimas artesanais típicas da região, visitam criatórios animais que geram renda e desfrutam da flora exuberante da mata. 

 

Uma dica é o passeio pela trilha da Boa Paz. Feito de caiaque, tem lanche com delícias da culinária regional e indígena e interpretação da fauna e flora com direito a cachoeiras e piscinas naturais.  A da Cachoeira de Cleandro fica dentro de uma fazenda com roça de cravo e criação de guaiamum (caranguejos gigantes). 

Para dar mais aventura a estes roteiros, vá a Cachoeira do Noré. Com uma queda de 15 metros, ela é propícia para a prática de rapel e você ainda percorre uma trilha de 10 minutos por dentro das lindas fazendas de cacau da região. E tem mais opções – trilha da usina, cachoeira do Rio do Engenho, do Tijuípe e, para ecoturistas de carteirinha, vale o Refúgio dos Anjos e Lago Colibri, que conta com hospedagem em eco-camping e aulas de educação ambiental que unem arte e ecologia. Pesquise e registre seus caminhos para compartilhar com a gente!