Quem ama viajar e comer bem não pode ficar de fora do IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, de 13 a 23 de julho, com preparação ao vivo de pratos deliciosos da culinária local.

Viagens gastronômicas são, literalmente, uma delícia. Comidinhas diferentes, alegria, arte na cozinha, criatividade, movimento! Por tudo isso, o IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, de 13 a 23 de julho, é imperdível para quem ama comer bem. Este ano, 30 restaurantes foram preparados para bem receber os visitantes do evento, que, de quebra, traz uma rica programação cultural. Vamos lá?

Partindo de Salvador são 422 km até a cidade, no litoral sul da Bahia. A farra começa com cozinha show do chef Meia Noite, ou Marcos Oliveira, à frente do Restaurante Capim Santo de São Paulo. Cozinhando para os cinco sentidos, ele fará o Peixe em Crosta de Pão Capim Santo e Licuri com Ratatouille Brasileiro. A sobremesa ficará por conta da chef Lisiane Arouca, com seu Maracujá Especial dentro do tema Chocolates de Origem.

Com 15 chefs envolvidos no evento, entre locais e convidados, a cozinha show segue até o dia 16, dentro da programação especial de abertura. No menu, está a preparação de delícias como Paella Caipira com Feijão de Corda, Ouriço com Purê e Vinagrete de Mangalô, Bobó de Coco Verde com Camarão, Açaí na Coroa de Chocolate, Carne de Sol na Pedra, Milkshake da Fazenda. Vale dizer que a composição dos pratos terá como base produtos da região, muitos dos quais poderão ser adquiridos na Feira do Agricultor, Familiar, que abrirá a partir da 14h na orla de Itacaré.

Serão também nestes dias iniciais, de 13 a 15 de julho, que o jazz irá se unir aos sabores de Itacaré em apresentações de nomes consagrados do ritmo, como Laurent Rivemales Trio, Beatles ´N´ Jazz e Vanessa Melo. A boa música segue presente no evento, em outros estilos – pop rock, forró, mpb – e em manifestações culturais quilombolas do grupo Bicho Caçador, Quadrilha Villa Madalena, Grupo Le Dum, Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados, entre outros.




Já no segundo fim de semana do Festival, de 20 a 23, o destaque serão as Festas dos Chefs, acontecendo pelo segundo ano consecutivo. Cada uma contará com preparação ao vivo de receitas dos restaurantes anfitriões. E o melhor é que o público é convidado a degustar os pratos.... É ou não é fechar com chave de ouro uma viagem gastronômica?