Em Itacaré, conhecer o Parque Estadual da Serra do Conduru é descobrir que o destino vai além das belas praias e tem forte potencial para o turismo de contato com a natureza.


Engana-se quem pensa que somente as praias fazem de Itacaré um destino turístico – a região guarda também um dos cinco pedaços de floresta mais ricos do mundo: o Parque Estadual da Serra de Conduru, que abrange uma área de 9.275 hectares dos municípios de Itacaré, Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau, no Sul da Bahia. 
 
De Itacaré para o Parque o caminho é pela BA 001 até o trevo de Serra Grande. De lá, segue-se por uma estrada não pavimentada em boas condições ( atenção aos períodos de chuva!). Com áreas ainda nunca tocadas pelo homem, belas paisagens, riachos e cachoeiras de águas cristalinas e uma incrível diversidade de flora e fauna, o Parque é um patrimônio do ecoturismo no Brasil, abrigando espécies ameaçadas em extinção como o  mico-leão-da-cara-dourada, o macaco-prego-do-peito-amarelo e o ouriço-preto. 
 
Para conhecer o Parque o primeiro passo é escolher entre as várias atividades e roteiros disponíveis navegando pelo site www.parquedoconduru.org. Lá, o visitante saberá também como agendar os passeios – tem trilhas a pé para apreciação da flora e aves; mirantes com vistas incríveis, banhos de rio e cachoeira, trilhas com cavalo ou de bike. 
 
Bom dizer que é preciso garantir que seu espírito de aventura esteja em dia, pois alguns caminhos são íngremes e escorregadios exigindo cuidado dobrado. Mas, quem foi afirma que vale a pena cada esforço! Afinal, não é qualquer um que pode contar que foi acompanhado por uma família de raposas hospitaleiras ou que viu dezenas de beija-flores voando juntos e tranquilos entre os arbustos de uma mata inexplorada.